Pages

segunda-feira, 6 de abril de 2009

TESTES ESCRITOS: CUIDADOS NECESSÁRIOS


Nós da Agência de empregos Futurah, sempre que possível aplicamos aos nossos cadastrados, candidatos a vagas de emprego, um teste escrito. O objetivo é simples: queremos assim conhecer um pouco melhor o perfil de nossos clientes, e se possível, ajudá-los a melhorar suas chances de empregabilidade.
Alguns aspectos importantes, são a qualidade da caligrafia, pois esta revela traços de personalidade de todas as pessoas. No mínimo um candidato a emprego tem que escrever de forma legível e com uma boa apresentação estilística. Outro detalhe importante é sempre assinar o nome e colocar a data. A exposição de idéias tem que ser clara e objetiva, não há necessidade de textos excessivamente longos, e sim textos claros e que dêm uma idéia das potencialidades do candidato. Uma pergunta clássica é a seguinte: O que você considera uma empresa ideal para se trabalhar? As respostas padecem de uma falta de originalidade gritante, 99% das pessoas falam sobre a empresa ser boa para os funcionários, proporcionar boas condições, pagar em dia, respeitar as pessoas etc. Isso tudo é óbvio, mas poucos se lembram que a empresa precisa também ter boas perspectivas de mercado, precisa que seus colaboradores somem com seu trabalho, suas idéias e sua dedicação. Em qualquer resposta, eu sempre sugiro, quando tenho oportunidade, quando dou palestras, que as pessoas sejam originais, e que criem um diferencial pessoal, que vem a ser a sua logomarca profissional.
Já organizei milhares de dinâmicas ao longo dos anos, e as pessoas ficam naturalmente tímidas em frente umas das outras, a oportunidade para se destacar existe, mas muitos não se aproveitam do momento. O mesmo acontece em relação aos testes escritos, muitos deixam passar uma ótima oportunidade de serem notados e eventualmente, contratados.
Voltaremos a esse assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário